Departamento de Cultura da Fundação Amazônia

O Departamento de Cultura da Fundação Amazônia tem como objetivo apoiar atividades artísticas e culturais sendo sua especialidade, a área da música. A Fundação, através de seu Departamento de Cultura, conta com patrocínos e apoios diversos provenientes daqueles que vêem em seus Projetos uma oportunidade de valorizar a cultura e a arte.

Em 2013

Gaú in 4 Beats

Este é o teaser do filme documentário musical de 75 min "Gaú in 4 Beats", que trata da trajetória do compositor / arranjador / músico Gaudencio Thiago de Mello, em processo de produção ... Veja clicando aqui ou no link abaixo.

"Gaudêncio Thiago de Mello foi um compositor, arranjador e multi-instrumentista brasileiro, nascido em 1933 na cidade de Barreirinha, estado do Amazonas. Além de compositor, arranjador, regente e band-leader, tocava piano, violão e percussão. Faleceu dia 11 de novembro de 2013 em Nova Iorque (Estados Unidos), onde residia desde 1966, quando buscou fugir da ditadura militar que havia eclodido no Brasil em 31 de março de 1964. Descendente dos índios Maués da região do Rio Andirá, suas composições e seus arranjos sofisticados para violão mostram influências desde o folclore amazonense a Heitor Villa-Lobos. Gaudêncio Thiago de Mello é irmão do poeta Amadeu Thiago de Mello, mais conhecido por, simplesmente, Thiago de Mello". (Fonte: Wikipedia).

Ver o site de Gaudêncio Thiago de Mello em http://www.thiago-amazon.com/

Outubro 2012

V Semana Internacional de Arte Organística

Roberto Fresco

05 de outubro, sexta-feira, às 19h - Concerto de Órgão com Roberto Fresco (Espanha). Local: Mosteiro de São Bento, Rua Dom Gerardo, 68, Centro, Rio de Janeiro. Tel. para contato e informações (21) 9379-4103. Entrada Franca.
10 de outubro, quarta-feira, às 17h30min - Concerto de Órgão com Leonore Lub (Holanda). Local: Igreja Santa Cruz dos Militares, Rua Primeiro de Março, 36, Centro, Rio de Janeiro Tel. para contato e informações (21) 9379-4103. Entrada Franca.
Leonore Lub

Notícias - Eventos - Dezembro 2011

Projeto Música de Órgão no CCBB

Domitila Ballesteros, organista

Photo by Matheus Souza

• 20 de dezembro, terça-feira, às 12h30min - Concerto de órgão com Domitila Ballesteros. Retirada de senhas 1 hora antes do espetáculo. Local: Teatro 2 do Centro Cultural Banco do Brasil - Rua Primeiro de Março 66, Centro, Rio de Janeiro. Entrada Franca.
  • 20 de dezembro, terça-feira, às 18 horas - Concerto de órgão com Domitila Ballesteros. Retirada de senhas 1 hora antes do espetáculo. Local: Teatro 2 do Centro Cultural Banco do Brasil - Rua Primeiro de Março 66, Centro, Rio de Janeiro. Entrada Franca.

Organização

Instituto de Cultura e Arte Organísitica

Media Mundi

Realização

Rodgers Brasil

IV Semana Internacional de Arte Organística (agosto e setembro 2011)

1. Música de Órgão no CCBB

24 de agosto 2011 quarta-feira, às 12h30min horas e 18 horas - Concerto de órgão com Wolfgang Kleber (Alemanha). Entrada Franca. Retirada de senhas 1 hora antes do espetáculo. Teatro 2 do Centro Cultural Banco do Brasil - Rua Primeiro de Março 66, Centro, Rio de Janeiro.

Programa:
J. Sebastian Bach: Toccata & Fugue em F BWV 540
Trio "Allein Gott in der Höh sei Ehr" BWV 664
Ludwig Van Beethoven: Präludium Nr. 1 durch alle Dur-Tonarten
Maurice Duruflé: Sicilienne e Toccata de la Suite Op.5

2. Mosteiro de São Bento

1 de setembro 2011, quinta-feira às 19h - Concerto de órgão com, Peter Westerbrink (Holanda), no Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro, Rua Dom Gerardo, 68 - Centro. Entrada Franca.

Organização

Instituto de Cultura e Arte Organísitica

Ano da Holanda no Brasil Consulado da Holanda no Rio

IV Organistic Art International Week

Realização

Media Mundi

Eventos Culturais Realizados em 2010

Outubro 2010

Jetty Podt

26 de outubro, terça-feira, às 17 horas - Concerto de órgão com Jetty Podt (Holanda), Na Igreja N. Sra. do Carmo da Lapa, Largo da Lapa - Centro, Rio de Janeiro. Tel. (21) 9379-4103. Entrada Franca. Para mais informações sobre a organista, clicar aqui.

Agosto 2010

III Semana Internacional de Arte Organística

Franceso Di Lernia

Para mais informações sobre o organista, clicar aqui.

20 de agosto, sexta-feira às 19h - Concerto de Órgão 1 com Francesco di Lernia (Itália), no Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro, Rua Dom Gerardo, 68 - Centro. Tel (21) 9379-4103. Entrada Franca.

21 de agosto, Sábado às 20h - Concerto de Órgão 2 com Francesco di Lernia (Itália), na Igreja do Sagrado Coração, Rua Montecaseros, 95, Centro, tel. (24) 2242-6915- Petrópolis, RJ. Entrada Franca.

31 de agosto, terça-feira às 17h - Concerto de órgão com Elke Voelker (Alemanha), na Igreja Santa Cruz dos Militares, Rua Primeiro de Março, 36 - Centro - Rio de Janeiro. Entrada Franca. Para mais informações sobre a organista, clicar aqui.
Elke Voelker

Goethe Institut

Livraria Leonardo da Vinci

Concertos de Órgão em Maio e Junho 2010

Domitila Ballesteros

6 de Junho 2010, domingo às 16h, concerto de órgão com Domitila Ballesteros. Na Igreja N. Sra. do Carmo da Lapa, Largo da Lapa - Centro, Rio de Janeiro. Tel. (21) 9379-4103. Entrada Franca.

Patrocíonio

Outros Concertos de Domitila Ballesteros

Espanha - Maio 2010

• 21, Sexta - Iglesia de San Tirso, Oviedo
  • 22, Sábado - Monasterio de Santa Clara de Villaviciosa, Asturias
  • 23, Domingo - Paroquia de Sant Bartomeu i Santa Tecla de Sitges, Barcelona
  • 28, Sexta - Catedral de Santa María la Real de la Almudena de Madrid
  • 30, Domingo - Iglesia Santa Maria, Barberà del Valles, Barcelona

6 de Maio 2010, quinta-feira às 13h15min - Concerto de órgão com Fernando Gabriel Swiech (Brasil/Alemanha) - Igreja Santa Cruz dos Militares, Rua Primeiro de Março, 36 - Centro, Rio de Janeiro, Tel: (21) 9379-4103. Entrada Franca.

Patrocíonio

Fernando Swiech

13 de maio, quinta-feira às 13h15min - Concerto de órgão com Gisele Sant'Ana (Brasil) - Igreja Santa Cruz dos Militares, Rua Primeiro de Março, 36 - Centro, Rio de Janeiro, Tel: (21) 9379-4103. Entrada Franca.

Gisele Sant'Ana

Eventos Culturais Realizados em 2009

Novembro 2009

10 de novembro 2009, terça às 18:30h - Concerto de cravo com Anders Danman (Suécia-Dinamarca). Escola Nacional de Música, Rua do Passeio, 98, Centro, Rio de Janeiro. Tel (21) 2240-1391. Entrada Franca.

13 de novembro 2009, sexta às 19h - Concerto de órgão com Yuzuru Hiranaka (Japão-Dinamarca). Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro, Rua Dom Gerardo, 68 - Centro, Rio de Janeiro. Entrada Franca.

27 de novembro 2009, sexta às 17h - Concerto de órgão e flauta com Domitila Ballesteros e Afonso Oliveira (Brasil). Igreja N. Sra. do Carmo da Lapa, Largo da Lapa - Centro - Rio de Janeiro. Tel. (21) 3094-8307. Entrada Franca. Patrocínio Patrocínio

Roland Brasil

Solist Foreningen

Para mais informações visite www.arteorganistica.org.br/news.html

Outubro 2009

17 de outubro 2009, sábado às 16h - Palestra: O Órgão na Obra de Bach: Apoteose da Polifonia, com Rodolfo Valverde (Brasil) na Igreja Presbiteriana de Copacabana, Rua Barata Ribeiro, 335. Inscrições R$10,00 pelo email info@arteorganistica.org.br

21 de outubro 2009, quarta às 18:30h - Concerto de Órgão com Witold Zalewski (Polônia). Igreja Santa Cruz dos Militares, Rua Primeiro de Março, 36 - Centro, Rio de Janeiro, Tel: (21) 2509-3878. Entrada Franca.

24 de outubro 2009, sábado às 18h - Concerto de órgão com Domitila Ballesteros (Brasil). Igreja Luterana Martin Luther, Rua Carlos Sampaio, 251 - Centro - Rio de Janeiro, Tel. (21) 2232-8548. Entrada Franca.

Setembro 2009 - Ano da França no Brasil - Organistas Frances no Rio

Michel Bouvard

07 e 08 de setembro 2009 - Materclass de Órgão com Michel Bouvard (França). Tema: Cesar Franck e sua obra para órgão. Para inscrições enviar email para info@arteorganistica.org.br

09 de setembro 2009, quarta às 18:30h - Concerto de Órgão com Michel Bouvard. Igreja Santa Cruz dos Militares, Rua Primeiro de Março, 36 - Centro, Rio de Janeiro, Tel: (21) 2509-3878. Entrada Franca.

16 de setembro 2009, quarta às 17h - Concerto de Órgão com Christian Lugué (França). Igreja N. Sra. do Carmo da Lapa, Largo da Lapa - Centro - Rio de Janeiro. Tel. (21) 3094-8307. Entrada Franca. Christian Lugué

Ano da França no Brasil

Patrocínio: França.Br 2009, Ano da França no Brasil e

Mais informações visite www.arteorganistica.org.br/news.html

Agosto 2009 - Concertos de Órgão

15 de agosto 2009, sábado às 18h - Concerto de Órgão com Anne Schneider (Brasil). Igreja Luterana Martin Luther, Rua Carlos Sampaio, 251 - Centro - Rio de Janeiro, Tel. (21) 2232-8548. Entrada Franca.

28 de agosto 2009, sexta às 17h - Concerto de Órgão com Maria Nacy (Espanha). Igreja N. Sra. do Carmo da Lapa, Largo da Lapa - Centro - Rio de Janeiro. Tel. (21) 3094-8307. Entrada Franca.

Mais informações visite www.arteorganistica.org.br/news.html

Maio 2009 - Concertos de Órgão

Projeto Organistas Franceses no Rio - Ano da França no Brasil

08 Maio 2009, sexta às 17h - Concerto de Órgão com Pierre Pincemaille (França). Igreja N. S. Carmo da Lapa - Largo da Lapa - Centro - Rio de Janeiro. Tel. (21) 3094-8307. Entrada Franca.

Ano da França no Brasil

Patrocínio: França.Br 2009, Ano da França no Brasil e Fundação Amazônia

Anné de la France au Brésil - Pierre Pincemaille

Música Barroca e Brasileira

16 Maio 2009, sábado às 19h - Concerto de Órgão com Domitila Ballesteros (Brasil). Igreja N. S. Rosário (Leme), Rua General Ribeiro da Costa, 164 - Leme - Rio de Janeiro, RJ. Entrada Franca.

Patrocínio da Fundação Amazônia

Janeiro 2009 - Série Talentos Alemães Concerto de Órgão

24 de janeiro 2009, 18h - sábado - Concerto de Órgão com Joachim Walter (Alemanha) na Igreja Luterana Martin Luther, Rua Carlos Sampaio, 251 (Centro) - Rio de Janeiro, Tel. (21) 2232-8548. Entrada Franca. Para mais informações clicar aqui

Nokia Siemens Networks

Patrocínio da Nokia Siemens Networks e Fundação Amazônia

Instituto Göethe

Joachim Walter

Março / abril 2009 - II Semana Internacional de Arte Organística

Instituto Göethe
Belgium Consulate in Rio

Patrocínio do Instituto Goethe, Fundação Amazônia e do Consulado da Bélgica no Rio de Janeiro

Mais informações clicar aqui.

Eventos Culturais Realizados em 2008

Dezembro 2008 - Concerto Didático de Órgão

05 de dezembro de 2008 (sexta), às 19h00min na PIBRJ.
A organista Domitila Ballesteros dá um recital didático nos órgãos Hammond e de Tubos da Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro, Rua Frei Caneca, 525 - Estácio, Rio de Janeiro, RJ. Tel:  (21) 2197-0900 . Realização do Ministério de Música da Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro com apoio do Instituto de Cultura e Arte Organística. Entrada Franca. Mais informações em http://www.arteorganistica.org.br/news.html

Domitila Ballesteros

A Fundação Amazônia juntamente com o Instituto Göethe do Rio de Janeiro patrocinou a Série Talentos Alemães em novembro de 2008, uma realização do Instituto de Cultura e Arte Organística.

Para mais informações

clique aqui

Série Talentos Alemães Concertos em Novembro

a) 02 Novembro 2008 - Domingo às 12:30h - Theo Brandmüller (Alemanha), órgão, Igreja da Santa Cruz dos Militares, Rua Primeiro de Março, 36, Centro. Rio de Janeiro, Tel: (21) 2509-3878. Entrada Franca.

b) 15 Novembro 2008 - Sábado às 18h - Wolfgang Kleber (Alemanha), órgão, Igreja Luterana Martin Luther, Rua Carlos Sampaio, 251 - Centro, Rio de Janeiro, Tel. (21) 2232-8548 .

Concerto de Órgão com Inês Maidre (Noruega)

No mês de setembro de 2008 a Fundação Amazônia, juntamente com o Governo da Noruega, patrocinou a vinda da organista norueguesa Ines Maidre ao Rio de Janeiro. Ela apresentou um concerto de órgão no dia 26 na Igreja N. Sra. Carmo da Lapa às 17h.

I Semana Internacional de Arte Organística - Janeiro 2008

Em janeiro de 2008, o Departamento de Cultura da Fundação Amazônia, juntamente com o Consulado Geral dos Países Baixos e o Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro patrocinou a Semana Internacional de Arte Organística. Esta Semana foi uma realização do Instituto de Cultura a Arte Organística e constou dos seguintes eventos:

A) Concertos de Órgão

12 de janeiro 2008, sábado às 18h - Organista Matteo Imbruno, na Igreja Luterana Martin Luther. Entrada Franca

19 de janeiro, sábado às 17h - Organista uruguaia Cristina Banegas, na Igreja N. Sra. Carmo da Lapa. Entrada Franca.

B) MasterClass (veja Photo Gallery clicando aqui)

Nos dias 14, 15 e 16 de janeiro de 2008, no Rio de Janeiro com Matteo Imbruno.

Para obter maiores informações sobre os eventos planejados pelo Instituto de Cultura e Arte Organística, clicar aqui.